HISTÓRIA DO POVO CHINÊS

Mais de meio milhão de anos atrás, os primeiros chineses habitavam o planalto do norte da China, no fértil vale do

rio Amarelo. O rio parece amarelo devido à argila espessa dessa cor, chamada loesse, que as águas levam do deserto de Gobi até o vale. Durante muitos séculos as enchentes freqüentes do rio deixaram grande quantidade de loesse no vale. Os ventos que sopram do deserto de Gobi trazem também a argila amarela, que se de se deposita na terra. Os primeiros chineses descobriram que o loesse era bom para a agricultura e resolveram se instalar na planície. O loesse é muito fértil quando molhado, mas sem chuva e sem as águas do rio, logo se transforma em pó. O clima do norte da China variava de ano para ano. Ás vezes chovia em excesso, o que provocava enchentes. Havia também temores de terra. Os primeiros chineses perceberam que suas colheitas e sua vida dependiam do capricho das estações, da quantidade de chuva e do nível do rio. Adquiriram a crença de que tinha de viver em harmonia com a natureza para sobreviver naquele ambiente.

Em 4000 a.C. já havia extensos povoados no vale do rio Amarelo. Os chineses plantavam e caçavam e guardavam alimento para o inverno. Fazia também utensílios de cerâmica para cozinhar e para armazenar a comida. Geralmente esses utensílios eram decorados com vários símbolos, que podem ter dado origem, mais tarde, à escrita chinesa. Precisavam proteger suas possessões contra ladrões e saqueadores. Por isso construíram um fosso em volta do povoado e os habitantes usavam armas para se defender dos atacantes. Gradualmente, os povoados transformara-se em pequenos Estados governados por chefes. O chefe mais poderoso tornou-se rei de uma grande parte do planalto da China. O poder costumava-se passar de pai para filho.

Com o crescimento da população, os chineses começaram a se expandi para o sul, instalando-se nos vale do rio Yangtse Kiang e do rio Oeste, onde o clima era mais ameno. Os povos que já viviam nessa área foram muito influenciados pelo modo de vida dos chineses. No ano 221 a.C. a china era um império unido sob a dinastia Chín (ver página 54). Depois da dinastia Chín, veio a dinastia Han, que governou de 206 a.C. a 220 d.C. Quatro séculos depois, a dinastia Táng reuniu a China e governou de 618 a 907d.C.

Compartilhe com seus amigos:

LINKS PATROCINADOS
Se você gostou destas informações compartilhe com seus amigos através do Orkut, Facebook, Twitter ou pelo E-mail utilizando umas das opções:

Comentários

  1. Bruno says:

    nossa gostei muto desse site
    incrivel, a historia do povo chines esta bem resumida

  2. catia says:

    precisa que me ajudassem . tenho um trabalho sobre a globalizaçao para sociologia para entregar . e nao sei ao certo do que falar , estava a pensar falar de alguns pontos como o comercio , mas nao sei mais . quero fazer um trabalho apelativo :O

  3. janete says:

    me ajudem por favor

  4. paulo says:

    preciso saber o que e leosse………..sera que voces podem me ajudar

  5. marcus says:

    Eu ja tinha uma grande admiração pelo povo chines,e agora lendo mais sobre esse povo que já lutou muito,criou muito,cada vez mais fico fascinado por esse povo.Uma cultura que ao meu ver o mundo todo deveria pegar como base p/ a convivência no mundo atual.
    Parabéns ao povo chines,vou ler muito mais,minha cede de aprender sobre esse po vo vai alem da minha vontade própria.

Deixe seus comentários